quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Dia do Pensamento

Comemora-se hoje o dia do Pensamento. Dia do nascimento de Baden-Powell, fundador do escotismo.

Hoje é dia de reflexão, de pensarmos o que queremos de nós, da nossa divisão, do nosso grupo, da nossa associação.
Para mim dia de reflexão é todos os dias, mas como hoje é um dia especial vou partilhá-la...

É difícil explicar o que é para mim ser escoteira porque não dá para separar uma coisa da outra. Não existe a Cláudia Fonseca e a Cláudia Joaninha Afável. Existe um todo que sou eu, a Cláudia Fonseca Joaninha Afável.

Por isso começo por pensar o que é o escotismo me trouxe...

Foi nos escoteiros que aprendi o que é a verdadeira amizade, daquelas que vão durar uma vida inteira. Que aprendi o que é a cumplicidade e o companheirismo. Que aprendi a importância da partilha (seja de 6 salsichas para 5 pessoas, o silêncio da chegada a um cume, a alegria de uma vitória ou a tristeza de uma derrota). Foi aqui que vivi o meu primeiro grande amor, e a minha primeira grande desilusão. Foi aqui que aprendi a gostar de pessoas com as quais não me identificava, e com as quais hoje já não sei viver. Foi aqui que aprendi a trabalhar em equipa, que aprendi a liderar, que aprendi a gerir o tempo, que aprendi a vencer obstáculos, que aprendi a aprender. Que aprendi a gostar de cebola e que aprendi que não existem impossíveis.

Foi no 107 que testei os meus limites, que caminhei até à exaustão, até o corpo não conseguir dar mais, que apanhei horas e horas de chuva seguidas. Que passei fome, frio, calor...

Hoje o desafio é ainda maior.
Ser dirigente é querer dar aquilo que já recebi, é querer saber mais para ensinar melhor, é querer dar a conhecer os sítios por onde passei, e as aventuras que vivi. É crescer com eles, e ajuda-los nas suas dificuldades.

Obrigada a todos os que partilham a esperança e a tenacidade do verde e preto comigo.

Forte Canhota

Joaninhafável


Sem comentários:

Enviar um comentário